top of page
Buscar

Não fecha ou não abre?

  • Foto do escritor: Miguel Fernández
    Miguel Fernández
  • 14 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jan.


>>>Revista Bio, jan/mar2020


O saudoso engenheiro Adilson Seroa da Motta, um dos fundadores-organizadores de nossa ABES, de quem tive a honra e a sorte de ser aluno na EE da UFRJ em 1970, era casado com D. Mary e tinha duas filhas lindas (Glória e Regina). Por isso eram muito assediados pela rapaziada, especialmente nos congressos.

Lembro disso não só porque o Adilson merece sempre ser lembrado, mas por uma história acontecida com eles numa viagem de férias à Europa em agosto/setembro 1974.

Era um grupo organizado pela SEAERJ em um "voo fretado fechado". Chegava-se em Lisboa numa sexta-feira pela manhã e, 45 dias depois, o "voo fretado" recolheria todos em Londres. No intervalo, cada um por si. Uma festa, quase todos no voo se conheciam.

O Prof. Adilson foi com a família para um hotel, mas precisava passar em um banco para pegar uns "cheques de viagem" ou travellers checks, como eram conhecidos e como era a maneira segura de viajar na época (os cartões de crédito eram incipientes e os do Brasil não serviam lá fora). D.Mary, cansada da viagem, perguntou na portaria do hotel:

_ Os bancos fecham amanha, sábado?, ao que o porteiro-chefe respondeu não.

Foram descansar e deixaram para ir ao banco no dia seguinte.

No sábado, pegaram um táxi para o endereço do banco. Lá chegando, o banco fechado! D. Mary e Prof. Adilson furiosos, e o taxista:


_Mas cá os bancos não abrem aos sábados nem aos domingos!

_ Muito obrigado pela informação, porque não nos disse ao sairmos do hotel?

_ Os senhores não perguntaram!

_ Vá lá, é verdade, mas aquele pessoal da portaria do hotel me paga - disse D. Mary.


E chegando na portaria soltou o verbo:


_Que absurdo, enganar os turistas e clientes daquela forma, por que disseram que os bancos não fecham aos sábados?"


E o pessoal da portaria:


_Pois, não fecham porque não abrem, abrem e fecham na sexta, na segunda, na terça, na quarta e na quinta. No sábado e no domingo nem abrem nem fecham!


Tudo dito com convicção, com calma, com respeito e com seriedade exemplar!


Miguel Fernández y Fernández, engenheiro, cronista e articulista, membro da Academia Nacional de Engenharia e do Instituto de Engenharia # escrito jan2020,  1.970 toques


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ARREPENDIMENTOS (sem retorno)

É um tema dificil. A maioria, como diria Nelson Rodrigues, é muito simples, muito limitada, raciocínio muito primário. Tende a ter comportamento de manada, imitar, se deixar levar pelas modas, pela fa

 
 
 
Fumantes 04

Pajelanças, Tradições e Preconceitos Era março de 2006, no setor de maternidade da Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro, acabava de nascer um neto. Um primeiro net

 
 
 
Malandros e Babacas

_ “Se os malandros soubessem das vantagens de ser honestos, seriam honestos por malandragem” A primeira vez que ouvi esse aforismo foi da boca do engenheiro A.J da Costa Nunes, creio que em 1986 ou 8

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Imagem1
  • Google Places - Círculo preto
  • Facebook Black Round

© 2025 Engº Miguel Fernández y Fernández

bottom of page